terça-feira, 20 de agosto de 2013

CONHEÇA O HOMENAGEADO DESTE ANO - 5ª EDIÇÃO

Dramaturgo, encenador e jornalista, José Manuel Feio Mena Abrantes nasceu em 11 de janeiro de 1945, em Malanje, Angola. Reconhecido e respeitado, com vinte e uma obras publicadas e vinte e duas peças encenadas com base em suas obras teatrais, Mena Abrantes, participa ativamente em festivais de teatro realizados em Cabo Verde, Brasil, Itália, Moçambique e Portugal, sempre promovendo a unificação entre a comunicação e a interação da língua com a arte no palco teatral. É diretor do Grupo Elinga Teatro, um dos mais tradicionais de Angola, que completou 25 anos em 2013.

Mena Abrantes iniciou sua atividade teatral em 1967, representando "O Barbeiro de Sevilha", no Grupo da Faculdade de Direito de Lisboa, fez cursos de atuação e de direção teatral na Fundação CalousteGulbekian, participando em 1970 com o Grupo da Associação Acadêmica no 1.º Festival Internacional de Teatro Independente, em S. Sebastian, Espanha. Participou de seminários de dramaturgia, colaborou com um grupo de teatro alemão e dirigiu o grupo "La Busca", formado por trabalhadores e estudantes espanhóis, que representou a Espanha, em 1973, no Primeiro Festival Internacional de Teatro Operário. Quando regressou a Angola em dezembro de 1974, ajudou a fundar os grupos de teatro "Tchinganje", responsável pela primeira representação dramática, em 1975, na Angola livre e independente, seguida por "Xilenga-Teatro". Foi diretor do "Grupo de Teatro da Faculdade de Medicina de Luanda" fundando, em 1988, o grupo "Elinga-Teatro", de Portugal, com o qual colabora, encenando textos de sua autoria e de outros dramaturgos.

Nesta edição do Festlip, Mena Abrantes assina o texto “AMÊSA”, numa produção Brasil/Angola, estrelado pela atriz Heloisa Jorge, que abre a 5ª. Edição do festival dia 21 de agosto no Teatro Municipal Carlos Gomes, Centro do Rio, além de dirigir a peça "O cego e o paralítico"apresentado pela sua companhia, Elinga Teatro.

Fique por dentro da programação completa do Festival no site Festlip.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua marca...