quarta-feira, 21 de agosto de 2013

FESTA DE BOAS VINDAS

Ontem, dia 20/08, as companhias participantes da 5ª. Edição do Festlip chegaram ao Rio de Janeiro e foram recebidas pela nossa equipe num encontro de boas vindas, no Oi Futuro Flamengo. A diretora artística do Festlip, Tânia Pires fez um acolhimento e explicou aos artistas participantes como seriam os eventos desta edição, incluindo palestras, oficinas e exposições. Nosso homenageado desse ano, José Mena Abrantes falou um pouco sobre a importância do nosso festival para o meio artístico e falou brevemente sobre seus dois espetáculos que serão representados, “Amêsa” e “O Cego e o Paralítico”.
A companhia brasileira, Cia Auroras falou sobre a história do grupo e sobre seu espetáculo, “As Desgraçadas”. A companhia de São Paulo esteve presente com a diretora Beatriz Morelli , e as atrizes Giu Rocha, Mariana Leme e Rita Batata.

O grupo português, Teatro Garagem veio em peso e falou da alegria de participarem do Festival. A atriz Maria João falou em nome do grupo, contou sobre sua formação e um pouco do espetáculo “Cromotografia” que será apresentado pela companhia. A atriz também comanda a oficina “Em Cena” voltada para todos os artistas participantes do Festlip e aos atores de teatro que desejem participar.
Cabo Verde também veio animado e apresenta o espetáculo “Esquizofrenia” com texto e direção de Edilson Fortes e apresentando Renato Lopes no elenco. A companhia Craq’otchod espera trazer uma reflexão ao público dentro das ideias de “isolar para tratar” e “cuidar sim, excluir não”.

O grupo Dadaismo, de Angola, apresentou sua companhia e falou sobre o espetáculo “Luanary” que será apresentado nos dias do Festival. A companhia veio em peso, fizeram agradecimentos e falaram sobre a importância do Festival para a vivência entre os atores da mesma língua.

O grupo S’narte e Lareira Artes apresentam o espetáculo “Cinzas sobre as mãos”. O grupo traz para o Festlip um espetáculo cheio de mistério, contando a história de dois coveiros e uma mulher que busca contato com os mortos. A companhia representa Moçambique e também falou sobre a importância do nosso Festival.

Hoje começa oficialmente o Festlip 2013. Todas as companhias estarão reunidas no teatro Carlos Gomes, centro do Rio para uma linda festa que dá inicio ao Festival que busca interagir os povos através da língua falada, trocando experiências e trazendo um momento único de vivência entre os atores.

Confira nossa programação completa no site Festlip.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua marca...