quinta-feira, 22 de agosto de 2013

FESTLIPSHOW A GRANDE FESTA DO FESTLIP!

Amanhã acontece o FESTLIPSHOW! Um evento que promove através da música, a interação e intercâmbio entre os artistas desta edição do FESTLIP, com ritmos trazidos dos 8 países da língua portuguesa e espalhados pelos quatro continentes.
O FESTLIP SHOW acontece nesta 5ª edição no Casarão Ameno Resedá, localizado no bairro do Catete, Rio de Janeiro, famoso por abrigar a sede do Governo Federal do Brasil e por ter sido bairro de residências de ícones como Machado de Assis, Carmen Miranda e José de Alencar.

Nesta edição trazemos para o espetáculo o DJ Mam, destaque no cenário carioca que fará a abertura da noite. O DJ promete contagiar o público com um repertório que mistura ritmos como o jexá, o funk carioca, carimbo, tecnobrega, baião, coco, xote e samba de roda. Mam é autor da trilha oficial do Rio de Janeiro, “Oba RIO” e da música-tema da comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor do Corcovado, “Redentor”.
A compositora e intérprete Vivianne Tosto faz uma homenagem à Clara Nunes, que neste ano completa 30 anos sem a cantora. “Vivianne Tosto canta Clara Nunes” é o nome do projeto que será apresentado pela cantora, revivendo a época de encanto do samba e trazendo um repertório das músicas de grande sucesso da homenageada.

Completando a noite, o angolano Abel Duerê promete incendiar toda a plateia com uma mistura de ritmos da África, do Caribe e dos batuques do Pelô de Salvador, tudo em uma linguagem pop/rock. Impossível ficar parado!

O FESTLIP SHOW acontece dia 23 de agosto, sexta-feira, a partir das 22horas no Casarão Ameno Resedá. Garanta seu ingresso através do site ingressorapido.com.
Para maiores informações confira nosso site Festlip.com.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

FESTA DE BOAS VINDAS

Ontem, dia 20/08, as companhias participantes da 5ª. Edição do Festlip chegaram ao Rio de Janeiro e foram recebidas pela nossa equipe num encontro de boas vindas, no Oi Futuro Flamengo. A diretora artística do Festlip, Tânia Pires fez um acolhimento e explicou aos artistas participantes como seriam os eventos desta edição, incluindo palestras, oficinas e exposições. Nosso homenageado desse ano, José Mena Abrantes falou um pouco sobre a importância do nosso festival para o meio artístico e falou brevemente sobre seus dois espetáculos que serão representados, “Amêsa” e “O Cego e o Paralítico”.
A companhia brasileira, Cia Auroras falou sobre a história do grupo e sobre seu espetáculo, “As Desgraçadas”. A companhia de São Paulo esteve presente com a diretora Beatriz Morelli , e as atrizes Giu Rocha, Mariana Leme e Rita Batata.

O grupo português, Teatro Garagem veio em peso e falou da alegria de participarem do Festival. A atriz Maria João falou em nome do grupo, contou sobre sua formação e um pouco do espetáculo “Cromotografia” que será apresentado pela companhia. A atriz também comanda a oficina “Em Cena” voltada para todos os artistas participantes do Festlip e aos atores de teatro que desejem participar.
Cabo Verde também veio animado e apresenta o espetáculo “Esquizofrenia” com texto e direção de Edilson Fortes e apresentando Renato Lopes no elenco. A companhia Craq’otchod espera trazer uma reflexão ao público dentro das ideias de “isolar para tratar” e “cuidar sim, excluir não”.

O grupo Dadaismo, de Angola, apresentou sua companhia e falou sobre o espetáculo “Luanary” que será apresentado nos dias do Festival. A companhia veio em peso, fizeram agradecimentos e falaram sobre a importância do Festival para a vivência entre os atores da mesma língua.

O grupo S’narte e Lareira Artes apresentam o espetáculo “Cinzas sobre as mãos”. O grupo traz para o Festlip um espetáculo cheio de mistério, contando a história de dois coveiros e uma mulher que busca contato com os mortos. A companhia representa Moçambique e também falou sobre a importância do nosso Festival.

Hoje começa oficialmente o Festlip 2013. Todas as companhias estarão reunidas no teatro Carlos Gomes, centro do Rio para uma linda festa que dá inicio ao Festival que busca interagir os povos através da língua falada, trocando experiências e trazendo um momento único de vivência entre os atores.

Confira nossa programação completa no site Festlip.com

terça-feira, 20 de agosto de 2013

CONHEÇA O HOMENAGEADO DESTE ANO - 5ª EDIÇÃO

Dramaturgo, encenador e jornalista, José Manuel Feio Mena Abrantes nasceu em 11 de janeiro de 1945, em Malanje, Angola. Reconhecido e respeitado, com vinte e uma obras publicadas e vinte e duas peças encenadas com base em suas obras teatrais, Mena Abrantes, participa ativamente em festivais de teatro realizados em Cabo Verde, Brasil, Itália, Moçambique e Portugal, sempre promovendo a unificação entre a comunicação e a interação da língua com a arte no palco teatral. É diretor do Grupo Elinga Teatro, um dos mais tradicionais de Angola, que completou 25 anos em 2013.

Mena Abrantes iniciou sua atividade teatral em 1967, representando "O Barbeiro de Sevilha", no Grupo da Faculdade de Direito de Lisboa, fez cursos de atuação e de direção teatral na Fundação CalousteGulbekian, participando em 1970 com o Grupo da Associação Acadêmica no 1.º Festival Internacional de Teatro Independente, em S. Sebastian, Espanha. Participou de seminários de dramaturgia, colaborou com um grupo de teatro alemão e dirigiu o grupo "La Busca", formado por trabalhadores e estudantes espanhóis, que representou a Espanha, em 1973, no Primeiro Festival Internacional de Teatro Operário. Quando regressou a Angola em dezembro de 1974, ajudou a fundar os grupos de teatro "Tchinganje", responsável pela primeira representação dramática, em 1975, na Angola livre e independente, seguida por "Xilenga-Teatro". Foi diretor do "Grupo de Teatro da Faculdade de Medicina de Luanda" fundando, em 1988, o grupo "Elinga-Teatro", de Portugal, com o qual colabora, encenando textos de sua autoria e de outros dramaturgos.

Nesta edição do Festlip, Mena Abrantes assina o texto “AMÊSA”, numa produção Brasil/Angola, estrelado pela atriz Heloisa Jorge, que abre a 5ª. Edição do festival dia 21 de agosto no Teatro Municipal Carlos Gomes, Centro do Rio, além de dirigir a peça "O cego e o paralítico"apresentado pela sua companhia, Elinga Teatro.

Fique por dentro da programação completa do Festival no site Festlip.com

sábado, 17 de agosto de 2013

PALESTRA "AS FACES DE MOÇAMBIQUE NA CULTURA DA LÍNGUA PORTUGUESA"

FESTLIP traz para essa edição a palestra “As faces de Moçambique na cultura da Língua Portuguesa” com o Conselheiro de Cultura da Embaixada de Moçambique, Sr. Romualdo Johanm e a jornalista Rosa Langa que mais uma vez participa do festival.

Romualdo Johanm nasceu na Cidade da Beira, Moçambique, ingressou na carreira musical como cantor e compositor e fez diversas participações em festivais nacionais e internacionais. Atualmente é Conselheiro Econômico para a área do Turismo e Cultura na Embaixada de Moçambique em Brasília.

Rosa Langa nasceu em Chibuto Gaza. É uma reconhecida jornalista e escritora, lançou seu primeiro livro em 2006, "Moçambique, Mulheres e Vida". Sua carreira teve início no rádio como locutora, fazendo parte até hoje da equipe da Rádio Indico. Atualmente divulga seu trabalho recém lançado, "Violência doméstica em Moçambique".

A palestra acontece no Oi Futuro Ipanema dia 27/08, às 10:30h. A Entrada é franca, com distribuição de senhas 1 hora antes.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO "DO TIMOR LESTE A PORTUGAL: UM OLHAR BRASILEIRO”

Nesta 5ª. Edição do FESTLIP 2013 preparamos uma viagem pelos oito países da língua portuguesa. Pelo olhar do fotógrafo e iluminador cênico, Valmyr Ferreira, que viajou por 70 dias para ministrar oficinas de iluminação, vamos apreciar as mais belas imagens de cada país.

Abusando da luz natural e de cenários super exóticos, Valmyr Ferreira captou diversas paisagens buscando mostrar também um pouco da cultura tão especial e única de cada região. Tudo isso através de belíssimas fotos! De Timor Leste a Portugal, o artista oferece para o público um amplo e rico registro do universo da nossa comunidade.

A exposição acontece no Teatro Municipal Carlos Gomes, durante todo o FESTLIP, entre os dias 21 e 30 de agosto. Não deixe de conferir!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

FESTGOURMET "O TEMPERO DA LÍNGUA PORTUGUESA"

Imagine se deliciar com um maravilhoso lombo de bacalhau com coulis de pimentão vermelho acompanhado de batata calabresa com alho assado e brócolis. Ou então um camarão grelhado ao molho de amendoim com arroz de jasmim com côco e legumes. Uma delícia, né? Esses são alguns dos pratos que o FESTLIP em sua 5a. edição preparou para sua mostra culinária "O Tempero da Língua Portuguesa" deste ano.

O Cheff Ronaldo Canha criou pratos super especiais inspirados nos principais ingredientes dos 08 países da língua portuguesa que serão oferecidos no restaurante Quadrucci Leblon entre os dias 21 e 30 de agosto. O FESTGOURMET vai apresentar os diferentes sabores e as delícias de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal em pratos que prometem deixar todos com água na boca.


Não dá pra ficar de fora dessa! O restaurante Quadrucci fica na Rua Dias Ferreira, 232 – Leblon e funciona diariamente, das 12h às 02h. Bom apetite!

A programação completa do festival você confere no site do festlip.com

sábado, 10 de agosto de 2013

OFICINAS TEATRAIS NA VITRINE CULTURAL DO FESTLIP

Nesta 5ª. edição a VITRINE CULTURAL do FESTLIP traz mais oficinas aos amantes de teatro. A diretora e atriz portuguesa Maria João Vicente estará mais uma vez presente no festival com o espetáculo Cromatografia, da Cia Teatro Garagem, da qual faz parte desde 1993 e onde atua também como diretora de produção. Já realizou mais de 65 criações da companhia e também foi coordenadora do DRAMAT (Centro de Dramaturgias Contemporâneas do Teatro Nacional São João). Dirigiu diversos espetáculos e já publicou vários artigos sobre teatro. Atriz de renome, Maria João comandar a oficina teatral “(Em)Cena”.

O ator brasileiro Luiz Carlos Vasconcelos, criador do palhaço Xuxu conhecido nacionalmente, tem como suas principais paixões o circo e o teatro. Carlos Vasconcelos nasceu na Paraíba, estudou Letras e Artes Cênicas na Dinamarca e teve sua primeira participação no grupo teatral Intrépida Trupe. Fundou a Escola Piolin e desenvolveu diversos trabalhos de educação popular. Na sequência, fez filmes para Walter Salles e Andrucha Waddington. Na televisão fez participação na novela Senhora do Destino e em séries. Gravou no a micro série da Rede Globo Pedra do Reino, adaptação do romance de Ariano Suassuna, com direção de Luiz Fernando Carvalho, em 2007 e em 2008, interpretou o jornalista Ivan na minissérie Queridos Amigos, também na Globo. Atualmente, interpreta Donato na novela Flor do Caribe. No FESTLIP, o ator apresenta a oficina teatral “Processo Criativo do Ator e a Construção Poética da Cena”.


A oficina “(Em)Cena”, com Maria João, acontece no teatro Oi Ipanema dia 26/08 de 10:30h às 18h e dia 27/08, das 14h às 18h.
A oficina “Processo Criativo do Ator e a Construção Poética da Cena” do ator Carlos Vasconcelos acontece no teatro Oi Ipanema, dia 28/08 de 13h às 18h.

As oficinas são direcionada aos atores participantes do FESTLIP e aberta para estudantes de teatro. A entrada é FRANCA.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FESTLIP 2013

O FESTLIP entra na sua 5ª edição e traz ao Rio de Janeiro neste ano de 2013 uma série de espetáculos inéditos reunindo os países da língua portuguesa entre os dias 21 e 30 de agosto. Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Guiné-Bissau e Timor Leste se encontram em um grande intercâmbio artístico que mistura teatro, exposições, oficinas, palestras, shows e gastronomia. O festival homenageia nesta edição o dramaturgo e diretor angolano, José Mena Abrantes.


A programação teatral circula pelo Teatro Carlos Gomes, Teatro Municipal do Jockey, Teatro Ipanema, Teatro Café Pequeno e Teatro Sesi e busca ressaltar as diversidades, peculiaridades e a história de cada país. As mesas de debate, palestras e oficinas se concentram no Oi Futuro Ipanema, onde a atriz e diretora portuguesa Maria João Vicente e o ator brasileiro Luiz Carlos Vasconcelos estarão a frente de duas oficinas teatrais. Nos debates teremos a presença do nosso homenageado, Mena Abrantes, do dramaturgo João Pessoa, de Portugal e da jornalista moçambicana Rosa Langa.

O FESTGOURMET desse ano acontece no Restaurante Quadrucci Leblon, apresentando“O tempero da língua portuguesa” com a assinatura do chef Ronaldo Canha que traz pratos inspirados na culinária dos oito países participantes do festival.

O tão esperado FESTLIPSHOW acontece no Casarão Ameno Resedá, no Catete, dia 23 de agosto, sexta-feira. A compositora e interprete Vivianne Tosto traz ao palco o show “VIVIANNE TOSTO CANTA CLARA NUNES” em homenagem aos 30 anos sem a cantora. DJ Mam e o angolano Abel Duerê completam a noite trazendo uma mistura de ritmos que prometem contagiar o público.

Confira a programação completa no site do festlip.com